segunda-feira, 11 de março de 2013

[DEFECANDO IDEIAS] Underground VS Mainstream: Os dois lados da moeda



Para começar a defecar nesse blog, irei falar sobre dois movimentos opostos existentes na mídia do entretenimento em geral. O Underground e o Mainstream

Pra quem não sabe, tudo na indústria do entretenimento seja na musica, no cinema ou nos games, existem dois lados da moeda: O pop e o, vamos dizer... “marginal”.


Tipica pessoa que não sabe curtir
bom conteúdo do mundo pop
O lado“popizinho” é aquele onde a grande maioria do publico conhece o conteúdo cultural oferecido. Vemos isso em grandes produções cinematográficas, bandas famosas, quadrinhos conhecidos e games AAA  aos montes por ai e que  estão de fácil acesso ao publico graças as grandes campanhas de propaganda para atrair ainda mais gente.

No entanto, na maioria das vezes esse material costuma ser repetitivo, sem conteúdo e fútil. Isso geralmente ocorre pela ganância em obter lucro das grandes distribuidoras.

 Esse lado é o chamado Mainstream, onde o que é produzido depende da demanda, da popularidade e consumo do povão.

Punks: Um dos varios "movimentos"
do underground.
E existe o outro lado, mais obscuro e restrito a um grupo ou movimento especifico (na maioria das vezes seres considerados estranhos pela sociedade). A maior parte do conteúdo produzido por esse “lado” é independente e inovador, onde seu conteúdo costuma fugir do modismo e padrões comerciais impostos pelas grandes distribuidoras.

 É o caso de produções independentes do cinema, games e diversos estilos musicais que existem por ai e que trazem para o mundo algo inovador e com conteúdo critico de qualidade.
Esse é o Underground.

É o que algum idiota disse: “Sempre há dois lados da moeda”. E ambos os lados possuem coisas boas e coisas merdas.


Mas como surgiu essa merda de Underground?



O Underground sempre existiu praticamente: desde quando um desenhista armador resolveu vender suas zines em esquinas, ou quando um jovem qualquer que nem sabe tocar guitarra resolveu montar uma banda e cantar “Hey ho, let'sgo” sem a ajuda de  nenhuma de grande empresa. Isso é o underground, é o famoso “faça você mesmo”.

Esse modo de produzir conteúdo surgiu com o movimento da Contracultura (que na verdade é outro nome para Underground) em meados dos anos 60. Esse foi o período em que todo mundo estava de saco cheio dos produtos culturais fúteis produzidos em série apenas para auferir lucro às empresas da área editorial, fonográfica, cinematográfica, entre outras.  A partir daquele momento diversas formas de difundir uma cultura diferente dos patrões comerciais (onde pregavam a liberdade acima de tudo e abordavam temas controversos a mídia comercial) começaram a surgir na literatura, nos quadrinhos, na musica (diga-se de passagem: hippies, punks entre outros) e em outras diversas mídias que se estendem até hoje com o apoio da internet em blogs, redes sociais entre outras.

Mudando de lado...

Mas é claro que nem tudo que surge no underground permanece no underground. Vemos a transição de um conteúdo de um “lado” para o outro constantemente em bandas que começaram com seu próprio suor a fazer o que gosta e mais para frente acabou se tornando mais um produto da mídia pop (Sepultura manda um olá!), e games Indie que começam a ganhar espaço no meio dos fodões (Angry Birds), entre outros diversos casos em que o conteúdo underground acaba ganhando dimensões gigantescas e atrai o reconhecimento da maioria fazendo com que grandes empresas deem oportunidade de crescimento.  Isso geralmente acaba se tornando uma merda, pois o que antes era um bom conteúdo feito com amor e carinho se torna um produto manipulado pelas grandes distribuidoras. Mas  nem sempre é assim.

Sepultura antes do sucesso. Roque do capeta!

Sepultura depois do sucesso da musica "Florentina" e após o
antigo vocalista ter virado mendigo.


“Perai , o mainstream é sempre uma merda?” – Você deve estar pensando.

É claro que não, apesar do conteúdo descente na mídia pop não ser constante, temos bons “produtos culturais” (senão eu não falaria de cultura pop no blog porra!). Grandes produções cinematográficas com idéias inovadoras, musicas com letras e ritmos interessante, bons livros, HQs renomados e games AAA realmente divertidos existem no mainstream para agradar o publico (na maioria nerd).



Enfim...

Todo esse papo depende unicamente do gosto de quem está consumindo. Eu mesmo tenho preferencia por conteúdo underground e sempre busco algo inovador que não se limita ao “politicamente correto”. Mesmo assim não deixo de consumir conteúdo mainstream. Sempre procuro aquilo que me interessa e o resto que se foda!

O que não deve existir é o velho e rabugento radicalismo que te impede de descobrir coisas novas. Então seja curioso, veja porcarias e coisas boas e aprenda com isso. Sendo Underground ou Mainstream, o que vale é se divertir nessa merda toda!

Acabei escrevendo demais nessa bagaça...

Então já pra ter um gostinho a mais de fezes do conteúdo desse post de estréia. Segue alguns exemplos dos dois lados.

Musica:

Underground :

Hellhammer - Messian

Hellhammer – Com toda a certeza é um dos maiores representantes do underground do Metal (a.k.a Rock Pesado). Sujo, pesado e tosco. Do jeitinho que Satã gosta.
A banda na verdade é um projeto anterior da já conhecida banda Celtic Frost.

Mainstream:

Iron Maiden - Fear of the Dark


Iron Maiden _ Bom exemplo de banda do mainstream que é boa pra cacete!
Pra o idiota que não conhece a banda: é uma banda inglesa que fez um dos maiores shows do Rock’n’Rio , possui grandes clássicos no curriculum e o vocalista, alem de piloto de avião, possui uma das vozes mais marcantes da musica.

HQ:

Mainstream:



Batman – Quadrinhos conhecidíssimos no universo todo com diversos números e historias, umas boas e outras merdas.

Underground :




Zap Comics- Serie de quadrinhos underground dos anos 60 que surgiu junto com o movimento da contracultura. Criada pelo mestre Robert Crumb onde abordavam temas politicamente incorretos e liberdade  tudo com muito humor e sarcasmo.

CINEMA:

Mainstream:




Avatar- Filme  com produção multimilionária que rendeu milhões e irá render milhões em suas sequências.

Underground :


A Pequena Miss Sunshine- Filme independente simplesmente foda, historia bem encaixada, simples e comovente. Não é nenhum filme de ação ou terror, simplesmente um drama com um tempero de comedia. Assistam!

GAMES:

Mainstream:




GTA: Seu ultimo titulo foi considerado um dos mais caros de todos, com anos de produção, rendeu milhões como sempre. Preparem-se, pois o próximo titulo está chegado.


Unepic- Jogo indie fodastico com gráficos “bunitus” no bom e velho 2d com sprites e tudo mais. Muito bem humorado e com o espírito metroidivania. Só jogando pra saber mesmo.
Bom é claro que existem infinitos exemplos alem desses que eu citei. Falarei mais profundamente de cada um em posts futuramente (ou não).


Chega de cagar conteúdo, pois creio que vocês já devem estar com saco cheio de ler essa merda toda.

Então até ao próximo post fecal malditos! E não deixem de comentar!

Um comentário:

  1. Muito bom seu post e gostei de sua atitude pois você mostrou que é um dos meus

    ResponderExcluir

Defeque aqui sua desprezível opinião.